
Tubo schedule: como entender a espessura e aplicações em diferentes projetos
Indispensável em diversos processos, por conta de sua qualidade, o tubo schedule é um item que não raramente gera dúvidas em muitas pessoas: há quem saiba que precisa fazer uso dele e não consiga, por exemplo, entender sua espessura para aplicações em diferentes projetos.
Você faz parte deste grupo?
Então, não se preocupe: apenas leia com muita atenção os próximos tópicos, para aprender tudo o que é importante sobre esse assunto.
O que é um tubo schedule e por que ele é considerado tão importante
Antes de falarmos especificamente sobre a espessura do tubo schedule, é importante relembrarmos do que se trata esse produto e porque é considerado tão importante.
E aqui está o que você precisa saber sobre ele:
É feito de aço carbono
Justamente por ser confeccionado nesse aço, o tubo em questão é resistente às mais diversas condições: a corrosão, as temperaturas extremas e a pressão, por exemplo, não afetam seu desempenho.
Não transporta apenas líquidos
Quando se trata de um tubo, é comum imaginarmos que ele serve apenas para o transporte de líquidos.
Porém, quando se trata especificamente do tubo schedule, a funcionalidade é muito maior, uma vez que por ele podem passar:
- Vapores;
- Gases;
- Materiais pastosos;
- Materiais em partículas ou granulados;
- Materiais mais sólidos.
Ou seja: ele é versátil, ideal para a condução dos mais diversos elementos.
Pode ser aplicado nas mais diversas áreas
Sendo tão resistente, este tubo de aço desempenha um importante papel, principalmente em áreas nas quais os materiais precisam ser conduzidos com maior cuidado e atenção.
É o caso das usinas em geral, bem como a indústria naval, a indústria química e a indústria automotiva.
É, portanto, a escolha ideal para compor trocadores de calor, caldeiras e outros tipos de maquinários.
Como entender a espessura ideal para o seu projeto
Agora, indo direto ao ponto central deste artigo, é necessário frisar que, de modo geral, este tubo sempre é fabricado em algumas medidas específicas, sendo elas:
- 10
- 20
- 30
- STD
- 40
- 60
- 80
- 100
- 120
- 140
- 160
- XS
- XXS
Ele nunca foge destes números, sendo que o que diferencia uma peça da outra na hora da compra é a medida e, também, a espessura de suas paredes, sendo essa a característica que irá determinar quão resistente o tubo será, na hora de conduzir os fluidos.
De modo geral, a medida de número 40 é a mais usada, sendo empregada nos tubos presentes nas usinas de álcool e açúcar e na construção mecânica, por exemplo. Mas, de qualquer forma, realmente são muitas as possibilidades, considerando também a espessura.
Por isso, a melhor dica que podemos dar, no que diz respeito a conhecer a parede ideal que esta peça deve ter, para melhor lhe atender, é: conheça ao máximo todos os detalhes do seu próprio projeto, e tenha conhecimento sobre os elementos que irão passar pelo tubo.
Assim, o processo de identificação da melhor espessura será muito mais rápido e prático.
E por falar em praticidade…
Muitas pessoas não sabem, mas existe uma tabela que facilita ainda mais o entendimento a respeito das medidas e espessuras que um tubo schedule pode ter, e você pode acessá-la quando desejar clicando neste link.
Lembrando que, de acordo com a NBR de número 5590, este tipo de tubo pode ser galvanizado ou preto e, ainda, com costura ou sem costura. E, independentemente de qual seja sua preferência, os números apresentados na tabela acima serão um ótimo guia para a escolha final.
Outros tipos de tubos de aço que existem no mercado
As informações apresentadas nos parágrafos acima não deixam de ser muito interessantes.
Mas, você sabia que existem outros tipos de tubos de aço que também podem ser úteis, a depender das aplicações com as quais você trabalha?
São eles:
O tubo de aço oblongo
Com formato mais achatado, e também feito em aço carbono, é muito presente em indústrias e na construção civil: seu uso é mais voltado para fins estruturais, uma vez que, por ser também mais ovalado, apresenta uma melhor distribuição de peso.
Inclusive, seu visual é tão diferente que pode ser encontrado até mesmo em residências e escritórios, servindo como base para peças de decoração e móveis.
O tubo de aço quadrado
A resistência e a durabilidade do carbono também estão neste tubo, tornando-o um ótimo condutor de líquidos e gases na indústria química.
Mas, indo além deste cenário, este tubo de aço possui aplicações interessantes até mesmo na
- construção civil, sendo possível vê-lo em:
- Portões;
- Corrimões;
- Telhados;
- Parapeitos, entre outros locais.
Isso sem citar o fato de que ele também pode servir como uma base diferenciada para a confecção de móveis e decorações, atuando ainda no setor de energia e telecomunicações.
O tubo de aço redondo
O tubo de aço redondo, por sua vez, é um dos mais comuns que existem, se tratando de tubulações, por conta de sua ampla versatilidade.
Produzido de forma galvanizada ou em chapa preta, em aço inox ou em aço carbono, ele conta com a vantagem de poder ser ajustado facilmente e encaixado de forma perfeita em outras peças iguais, seja por meio de solda ou por meio de rosqueamento.
O tubo de aço retangular
Por fim, o tubo retangular é tão versátil quanto o quadrado e o redondo, sendo amplamente utilizado na construção de edifícios e casas.
Aliás: por conta de sua superfície lisa e por conta de sua resistência, suas possibilidades de uso nas mais diversas indústrias são imensas. Mas, é justamente na construção civil que ele se destaca.
A SP Aços é especialista em tubo schedule e outros modelos de tubos
Seja na compra de tubo schedule ou mesmo de outros tubos de aço, escolha a SP Aços e tenha a certeza de estar adquirindo produtos de qualidade, fabricados seguindo rigidamente cada NBR (Norma Técnica Brasileira): solicite seu orçamento pelo WhatsApp hoje mesmo.