
Chapa galvanizada: a melhor escolha para proteção contra corrosão
Sendo usada nas mais diversas aplicações, a chapada galvanizada ainda é um mistério para muitas pessoas e, se você também tem suas dúvidas sobre ela, eis a boa notícia: você acabou de dar início à leitura do melhor conteúdo sobre o assunto.
Estamos falando de uma chapa que se destaca consideravelmente em relação às outras existentes no mercado, por conta de seus componentes e das vantagens que, juntos, eles oferecem.
Mas, claro: existem muitos outros detalhes sobre ela, sendo imprescindível que você tenha conhecimento a respeito deles, a fim de que possa incluí-la em seus próximos projetos.
Portanto, não deixe de ler os próximos parágrafos com atenção.
O que é uma chapa galvanizada
Indo direto ao assunto, uma chapa galvanizada nada mais é do que uma folha composta por ligas metálicas, sendo que o aço usado na galvanização propriamente dita é o carbono: ele é resistente, durável e, ainda, possui boas propriedades mecânicas, sendo usado em diversos graus, de acordo com a durabilidade e resistência que se pretende obter.
Mas, as vantagens da confecção desta chapa não se resumem a isso: ela também recebe um revestimento de materiais nobres, principalmente o zinco, que atuam como uma verdadeira blindagem, garantindo a resistência à corrosão e a maior durabilidade da peça como um todo.
Aliás…
Assim como o carbono, o zinco também pode ser usado em quantidades diversas, no processo de galvanização: quanto maior a quantidade deste material, maior será a resistência contra a umidade e contra choques mecânicos, por exemplo.
Onde as chapas deste tipo costumam ser usadas
Justamente por ser tão resistente e durável, a chapa de aço galvanizada, como também pode ser chamada, pode ser usada nos mais diversos setores e áreas.
E isso inclui:
A agricultura
Dentro desse setor, esse tipo de chapa favorece a construção de estufas, celeiros, silos e outras estruturas voltadas para armazenamento e proteção dos mais diversos itens, como as sementes e os maquinários.
A indústria automobilística
No setor automobilístico, especificamente, as chapas em questão compõem as carrocerias dos veículos, o que inclui as portas, os capôs e outras peças que precisam de máxima resistência contra a corrosão, de modo que cada veículo produzido tenha uma durabilidade maior.
A indústria de eletrodomésticos
As chapas feitas de carbono e revestidas com zinco são encontradas até mesmo dentro de casa, uma vez que estão presentes em máquinas de lavar e geladeiras, entre outros eletrodomésticos que necessitam deste tipo de proteção, até mesmo por estarem em contato constante com a umidade.
A construção civil
Já no setor da construção civil, esta chapa desempenha um importante papel principalmente se tratando de componentes que ficam expostos à umidade e às ações do tempo: calhas, paredes e coberturas, por exemplo, quando galvanizadas se tornam mais resistentes e imunes a estas ações.
Transportes e infraestruturas
Rodovias, viadutos e pontes precisam ser extremamente resistentes, de modo que sejam, também, espaços extremamente seguros para todos: e é por isso que suas estruturas também possuem chapas que foram devidamente galvanizadas.
O que mais você precisa saber, sobre a chapa galvanizada
Apenas o fato de as chapas galvanizadas estarem presentes nos setores acima mencionados já demonstra que, de fato, elas representam a melhor escolha, se tratando da proteção contra a corrosão.
Mas, ainda assim, pode ser que você queira mais informações sobre elas, a fim de saber se podem te atender.
Assim sendo, saiba também que este tipo de chapa:
É comercializada em diversas espessuras
De modo geral, sua escolha pode ir de 0,43mm a 1,95mm.
Ou seja: independentemente de qual seja a demanda do seu projeto, você com certeza encontrará a melhor espessura de chapa para te atender.
É dividida em subtipos
Existem as chapas que são galvanizadas a fogo, e aquelas que são galvanizadas por eletrodeposição.
O primeiro processo é o mais comum, consistindo basicamente no ato de mergulhar a chapa de carbono em zinco derretido, para que o revestimento possa ser criado.
Já o segundo proporciona um revestimento mais uniforme e firme, muito adequado para os usos nos quais o resultado estético é importante.
É fácil de ser instalada
A facilidade ocorre pelo fato de que essa chapa pode ser perfurada, cortada e moldada de acordo com a demanda de cada aplicação: é um item muito fácil de ser trabalhado e instalado.
Tem manutenção reduzida
Por ser muito resistente à corrosão, a chapa da qual estamos tratando exige um número reduzido de manutenções.
Seu custo inicial é ligeiramente maior, mas, justamente por não ser preciso recorrer a reparos constantemente, é o tipo de produto que apresenta ótimo custo-benefício, o que pode ser notado no decorrer do tempo.
Apresenta durabilidade maior
Comparada às chapas de aço que não foi tratado, a chapa galvanizada tem uma vida útil realmente mais longa, principalmente se for exposta a ambientes mais agressivos.
Vale frisar, ainda, que sua proteção contra a corrosão acontece também de forma catódica: o zinco, mesmo corroído, protege o aço subjacente.
SP Aços: sua melhor escolha quando se trata de chapas galvanizadas
Não há dúvidas, portanto, de que a chapa galvanizada de fato é a sua melhor escolha, no que diz respeito a proteger estruturas diversas contra a corrosão. E, para que ela apresente ainda mais vantagens, não deixe de fazer sua compra com a SP Aços, que é referência nesse mercado.
Atendemos toda a região metropolitana de São Paulo, além das cidades próprias, com uma frota própria de caminhões, de modo que muitos pedidos são entregues em no máximo 24 horas: solicite seu orçamento pelo WhatsApp e surpreenda-se com o nosso atendimento.